segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Dilemas da programação de microcontroladores



A pouco mais de 5 anos, ingressei num mundo paranoico e contagiante, a eletrônica, mas só a mais ou menos 1 ano e meio, venho estudando (sozinho) sobre microcontroladores e programação, e estou “possuído” por esse mundo de loucuras que é a eletrônica digital.

 “Um microcontrolador (também denominado MCU) é um computador-num-chip, contendo um processador, memória e periféricos de entrada/saída. É um microprocessador que pode ser programado para funções específicas, em contraste com outros microprocessadores de propósito geral (como os utilizados nos PCs). Eles são embarcados no interior de algum outro dispositivo (geralmente um produto comercializado) para que possam controlar as funções ou ações do produto. Um outro nome para o microcontrolador, portanto, é controlador embutido.(...)”




Fonte: Wikipédia

Como todo bom estudante de exatas, a paciência é fundamental, (coisa que não uma das minhas virtudes), e certas horas da uma vontade imensa de jogar tudo pro ar, ainda mais quando chego na parte de programar, mas venho fazendo várias terapias, pra mudar isso. Programação é realmente um dilema que estou enfrentado, alguns macetes necessários acho que só se consegue com o tempo, mas uma boa base de inglês, (que eu também não tenho), é essencial, porque assim você vai saber o que esta lendo e escrevendo. Ainda bem que venho contando com uma ferramenta incrível, que é o Arduino, (http://arduino.cc/), com pouco mais de um ano com ele na mão, já consegui desvendar uns mistérios escondidos nós microcontroladores, e consegui alguns resultados ótimos que me fizeram seguir em frente, sem contar com vasta gama de material disponível na internet. Mas ainda assim à coisas que me pegam de jeito, e fico sem saber o que estou fazendo, por isso que o blog ainda esta vazio, sem contar também o fato de morar no “interior do mundo” e tudo sair mais caro, fora à dificuldade pra chegar.
Com tudo, acho que esses “traumas” serão superados com tempo, (dinheiro), mas estou na luta, venho comprado alguns materiais e estudando o máximo que posso e acho que com um pouco de tempo e esforço vou conseguir passar por cima de alguns obstáculos.